26

nov

A grandiosa Fortaleza de Itaipu

Ela está ali há mais de 100 anos. Ainda assim, a Fortaleza de Itaipu é um enigma para muitos dos que vivem em Praia Grande. O que há por dentro da grande edificação que começou a ser construída em 1902, e que chama a atenção pela imensidão verde divisada a partir das praias da cidade? O local, que aguça a curiosidade dos passantes e seduz os olhos de turistas, pode ser visitado nessa temporada de verão, durante todos os finais de semana de janeiro e fevereiro.

O percurso a ser percorrido, de aproximadamente 8 km (incluindo ida e volta), é suficiente para transportar o visitante para uma viagem rumo à história do país. Mas antes de embarcar nessa viagem dentro da vila que abriga o 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAe) José Bonifácio e Fernando de Noronha, é preciso passar pela entrada principal da fortaleza. Ali se tem a primeira boa surpresa do roteiro: o caminho entre árvores frondosas, que transmite a confortante sensação de proteção, prenuncia as belezas que estão por vir.

Logo vemos as charmosas casas dos oficiais, que ficam nos arredores de um convidativo templo ao ar livre em homenagem à Santa Bárbara, padroeira do local. Pode-se fazer uma pequena pausa para a oração, e vislumbrar o entorno. Prédios administrativos, campo de futebol, piscina, quadras poliesportivas, pista de pentatlo militar e a imensidão verde compõem o fascinante cenário que guarda muitas histórias.

 

fortaleza_itaipu02

 

Formada pelos fortes Duque de Caxias, Jurubatuba e General Rego Freitas, a Fortaleza de Itaipu guarda também uma curiosidade que agradará aos amantes de futebol. Em suas dependências serviu um personagem ilustre dos campos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que prestou serviços no local em 1959 com o número 201.

Curiosidades à parte, o fato é que o local possui 2,4 milhões de metros quadrados, está situado numa pequena serra litorânea de Praia Grande e moldura o costão sul da baía de Santos. A Fortaleza de Itaipu está localizada a dois quilômetros do centro da cidade, em plena área de preservação ambiental.

O fascínio de estar tão próximo ao centro urbano do município e ainda assim sentir-se numa cidadezinha do interior é grande. Mas o deslumbre está só começando. Uma estrada íngreme, ladeada por Mata Atlântica intocável, é o caminho sugerido para observar de perto a rica fauna e a flora da região. Neste percurso, algumas paradas são necessárias, pois garantem a contemplação da bela paisagem. Eis que o verde é descortinado e uma grande e histórica muralha aparece para oferecer uma panorâmica do quartel, da cidade e também da praia. A visão, que une num único ângulo a natureza, a vida urbana e a proteção, é marcante. Mas não dá para ficar ali parado, ainda há muito mais para ser visto.

 

fortaleza_itaipu03

 

Por um caminho em aclive, chega-se a uma bifurcação, na qual um dos lados leva à prainha do Comandante, considerada pelos militares e visitantes um dos lugares mais bonitos da Fortaleza. O outro dá na Praça dos Canhões. Mas, antes de chegar ao destino final, é preciso fazer uma parada um pouco mais longa no Forte Duque de Caxias. O lugar, que também é conhecido como Quartel de Paz, serviu, no passado, de abrigo para os oficiais. Restaurado há pouco tempo, o forte serve hoje como museu e conta com uma exposição permanente de material bélico histórico. De lá se tem uma imponente visão do mar.

Há poucos metros está a Praça das Armas – a última parada dos visitantes. A galeria, em formato de ferradura, oferece visão de quase 360 graus e possibilita vislumbrar boa parte da Baixada Santista. Ali estão instalados alguns exemplares dos canhões Schneider Canet, os primeiros a guarnecer o local, e desativados há mais de 50 anos. Escadas levam ao paiol, uma construção subterrânea, onde eram guardados os armamentos.

Atualmente, a fortaleza protege o Parque Estadual Xixová-Japuí, e está aberta para visitação durante a temporada de verão. Uma oportunidade para aproveitar os dias de calor, realizando um passeio que une história e ecologia num mesmo pacote.

Serviço: as visitas podem ser feitas de terça a domingo, com saídas de comboios de veículos programadas para três horários: 10h00, 14h00 e 16 horas. Não é necessário agendamento prévio. A fortaleza fica na avenida Marechal Mallet, 1, no Canto do Forte. Informações pelo telefone (13) 3473 3223.

 




Tags: , , , ,