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O que aprendemos com as mais novas peças de marketing digital lançadas pelo Netflix

A Netflix está arrasando com as suas estratégias de marketing digital no Brasil. Em menos de 30 dias colocou no ar duas peças publicitárias que estão dando o que falar, por despertar a curiosidade do público, tamanha a criatividade empregada em cada uma. Até quem não é aficionado no serviço de séries, filmes e documentários por streaming, busca pelas propagandas para ver do que se trata. Mas só aqueles que assistem mesmo, conseguem entender com clareza cada uma delas.

Primeiro vamos falar de Fábio Junior, cantando Alma Gêmea, a fim de promover Santa Clarita Diet, o novo seriado da empresa. Eu, que por ser fã de Drew Barrymore desde ET, tive que assistir o seriado logo que ele entrou na plataforma. Mesmo quando vi se tratar de um assunto que eu não curto, zumbis, não consegui deixar de assistir. Sim, vidrei na tela e na história. É uma comédia muito bem escrita e estrelada sobre o assunto, que vale cada capítulo. Não vejo a hora de estrear a segunda temporada.

Voltamos então a peça que conta com nosso cantor. Fábio está todo de branco e, ao entoar essa música em específico e sua voz doce, mexe com a imaginação de todos os que já assistiram a primeira temporada completa. Faz parecer se tratar de uma mensagem do que estar por vir. Mas então aparecem as imagens da série e o espectador logo compreende que apesar da temática zumbi ser tratada em forma de comédia, é uma novela que fala, acima de tudo, sobre amor.

Contudo, é uma série de zumbi. Isso fica bem claro no clipe quando sangue começa a escorrer da cabeça de Fábio e a espirrar sobre ele e toda a sua banda. O cenário, clean, dá lugar ao sinistro. Então o clipe termina no tom da comédia, quando todos se dão conta do sumiço do baterista. É nesse momento que Drew aparece como Sheila – a personagem principal de Santa Clarita Diet, apresentando o fim do cara da batera.

Vamos lembrar que Fábio, além de cantor e casamenteiro, é um excelente ator – inclusive de comédia. Os mais novos talvez não lembrem, mas um dos seus grandes papéis na TV foi como o fotógrafo Jorge Tadeu, da novela global Pedra Sobre Pedra. Ele deixava a mulherada louca, mesmo depois de morto. Olhando por esse ângulo, se alguém pensa em como um cantor do calibre de Fábio se submete a fazer um clipe aparentemente tão sinistro, talvez não recorde desta outra faceta que ele nos mostra nesta peça publicitária, tão bem feita pela equipe do Netflix.

Pára, para, para – Esta é a palavra mais dita pelo apresentador João Kleber, em seu famoso quadro Teste de Fidelidade. A Netflix mais uma vez fez um gol de placa ao aproveitar o gancho de um conhecido programa de teve como estratégia de marketing. Não há quem não queira assistir e descobrir do que trata a mais nova peça publicitária lançada pelo canal.

A ideia é mostrar que os casais se traem quando o assunto é assistir seriados. Nenhum clichê do quadro fica de fora na propaganda. Tem até a moça que testa o namorado, urrando que quer assistir a traição até o fim, assim como o pedido de perdão do traidor e a lavação de roupa suja em público.

Tudo muito bem bolado, mostrando que criatividade, bom humor e um toque de ironia funcionam como uma fórmula de excelência para o mercado atual, que é jovem e dinâmico. A marca, que há pouco tempo impactou com peças publicitárias envolvendo outros artistas tupiniquins, como Valesca Popozuda, Inês Brasil e Xuxa Meneguel garante uma postura enérgica, ousada e descolada para suas estratégias. O resultado tem sido assertivo para o contexto que a empresa está inserida.

Lançado na fanpage da empresa, a peça que envolve o apresentador João Kleber alcançou, sete horas após ser publicada, 1,7 milhões visualizações, 64 mil curtidas e mais de 24 mil compartilhamentos. A que tem Fábio Júnior como protagonista, lançado na página da série no Facebook, alcançou – seis dias após sua publicação, 86 mil visualizações, 904 curtidas e 167 compartilhamentos. Leve em conta que estes últimos dados referem-se a uma série exclusiva, contra a peça estrelada por João Kleber que trata de um assunto específico, mas que abrange o todo.

Todo este texto para mostrar como o marketing digital assertivo pode fazer total diferença para uma empresa. Aqui falamos do Netflix, a empresa mais amada pelos brasileiros segundo dados divulgados no fim do ano passado pela consultoria Accenture Interactive.

O fato é que a marca identificou a forma correta de investir na plataforma e só tem ganhado com isso. Considerando as devidas proporções entre as empresas, é necessário dizer que hoje não tem como ficar de fora do mundo digital. Ele faz parte do nosso dia a dia e é preciso investir nesta área, de forma a agregar com a história e produtos que a sua marca já possui.

Se você não sabe a forma mais eficaz de investir no marketing digital, procure por profissionais habilitados que te auxiliem neste processo. Não é necessário investir alto como faz o Netflix, mas é preciso sim investimento para ganhar neste mundo. As oportunidades certas e os processos bem elaborados resultam em visualizações, curtidas e compartilhamentos para o seu negócio.




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