29

jun

Endomulheres celebra um ano de atividades na Baixada Santista com intensa programação online

Em julho, a Associação de Endometriose da Baixada Santista completa um ano de fundação. O marco será celebrado com diversos eventos online. Haverão lives no Instagram da entidade, com especialistas de várias áreas de atuação participarão dos eventos, abordando temas como Gravidez, Infertilidade e Reprodução Assistida.

Também estão pautados para serem debatidos assuntos sobre Câncer Pélvico e Direitos Legais da Saúde da Mulher. A Endomulheres, como é reconhecida na Baixada Santista, ainda convidou para um bate-papo especial os médicos especialistas em endometriose, Dr. Fábio Ramajo e Dr. Guilherme Karam, a ser realizado por aplicativo de vídeo conferência, aberto para todas as interessadas, mas com número limitado de inscritas.

Menos ansiedade mais serenidade, é o tema do workshop gratuito que será ofertado online para psicanalista Vanessa Viza. A programação do mês – que ainda não teve suas datas divulgadas, inclui aula de yoga, orientação nutricional, além de prêmios e revelação de benefícios para as associadas vips.

“Programávamos um grande evento presencial para festejar esta data, mas desde o início da pandemia precisamos alterar nossa atuação e calendário de eventos. Apesar de ainda estarmos em distanciamento social, exaltaremos esta data juntas. É o mínimo que podemos fazer por uma entidade que em tão pouco tempo, já fez tanta diferença na vida de centenas de mulheres”, afirma Flávia Marcelino, presidente e co-fundadorada Endomulheres Baixada Santista.

História – Fundada em 29 de julho de 2019, a Associação EndoMulheres Baixada Santista surgiu a partir da atuação do Grupo EndoMulheres Baixada Santista, que iniciou suas atividades em setembro de 2016. Criado e organizado por Flávia e Romilda Gadi, cidadãs vicentinas portadoras de endometriose, o grupo surgiu para a fim de abrir diálogos com outras mulheres na mesma situação.

Juntas discutiam temas ligados ao diagnóstico da doença e os desafios que as endomulheres encontram, como a deficiência de especialistas na área e a carência de políticas públicas voltadas ao assunto na região. Para fortalecer a luta do grupo, tiveram o apoio do Dr. Guilherme Karam e do Dr. Fábio Ramajo, membros do Núcleo Santista de Endometriose.

A entidade, que se tornou referência no assunto entre portadoras, médicos e apoiadores da causa, conta hoje com quase duas mil seguidoras em suas redes sociais. Dessas, 380 compõem o grupo mantido no whatsapp. Além de promover informações e meios para que as portadoras da doença encontrem um caminho no combate ao problema, a Endomulheres também participa de ações sociais, culturais e educacionais com o objetivo de promover o fortalecimento dessas mulheres.

Para saber mais sobre a Associação e acompanhar a agenda de julho, acesse @endomulheresbaixadasantista no Facebook e no Instagram @endomulheresbs.