04
set
A você, com amor é o título do segundo livro da psicóloga paulistana Rosmairi da Silva Oliveira
O que é o amor? Como você vive o amor? Qual a música tema desse amor? Essas foram as três perguntas que a psicóloga Rosmairi da Silva Oliveira fez para cerca de 30 pessoas, entre 20 e 70 anos, das mais variadas profissões e estados civis. As respostas poderão ser conhecidas no livro intitulado “A você, com amor”, que terá sua pré-venda a partir do dia 6 de setembro, nas principais livrarias físicas e virtuais, pela editora Viseu.
O conteúdo do livro, que também conta com muita teoria filosófica, tem o objetivo de unir a vida prática ao amor primário, como explica a autora: “sabemos que o amor tem várias facetas e elas podem ser conhecidas a partir das experiências vividas. Nesta publicação, a meta foi encontrar a conexão entre o amor que vivemos no dia a dia com o auto-amor, popularmente conhecido como ‘eu me amo’”.
A ideia do livro surgiu num dia em que estava no consultório e ouviu na rádio a música Face de Narciso, de Jorge Vercillo. “Aquela dualidade me atraiu e me fez querer ir além. Foi quando passei a pesquisar mais sobre o amor em diversos livros, textos, poemas e músicas. Ciente de que o amor não é teoria, comecei a fazer, também, entrevistas”, explica.
Durante esse processo, ela entendeu que as pessoas passam a vida buscando pelo amor, de todas as formas. “Muitas vezes damos o melhor de nós mesmos para nunca estarmos sozinhos, porque a solidão assusta. Mas a verdade é que o amor é muito precioso e o que buscamos está dentro de cada um de nós. Só precisamos de um único momento para descobrir, tocar e viver esse grande amor, com os recursos que temos. Alguns vivem. Outros, infelizmente, nem percebem”, completa.
Além dos relatos e teorias, o livro também traz uma série de exercícios que ajuda na reflexão e percepção dos sentidos sobre nós mesmos e sobre o outro. “Não adianta só querer saber do outro, sem conhecer a si mesmo”, revela. Os ensinamentos podem ser feitos no dia a dia, enquanto está limpando a casa, andando na rua ou fazendo qualquer outra atividade, garante a autora.