21

jul

“Bonde das Pretas”: escritora de Praia Grande (SP) lança livro criticando racismo e machismo

A escritora e poeta Julie Lua lança seu primeiro romance, intitulado Bonde das Pretas. A obra relata uma viagem em que quatro amigas, desde o tempo do colégio, resolvem passar o carnaval em uma praia do litoral paulista. Mas, ao chegarem ao local, elas percebem que caíram no golpe do aluguel de temporada e nada do que era prometido no anúncio condizia com realidade.
A narrativa, que será lançada dia 23 de julho, às 16 horas, no Instituto Procomum, discorre sobre reflexões, consumismo e a possibilidade de uma vida alternativa junto à comunidade local. Abrange, ainda, temas como naturismo, gordofobia, racismo na infância em ambiente escolar e relacionamentos LGBTQIA+. 
De acordo com Julie, esta não é a primeira publicação. “Em 2021 estreei no campo editorial, quando lancei ‘Mulher do Fim do Mundo’, uma coletânea com poesias que retratam dor, luta e vitórias. A obra foi dedicada em agradecimento às muitas mulheres que cruzaram o meu caminho”, relata a autora, que vive em Praia Grande (SP).
Diferente de “Mulher do Fim do Mundo’, em “Bonde das Pretas” Julie Lua escolheu tecer sobre liberdade. Mesmo sendo um romance ficcional, a autora escreve pra além de suas dores uma história despretensiosa e divertida sobre quatro amigas em busca de liberdade em suas vivências. 
O será aberto ao público e contará, também, com roda de conversa sobre os diversos temas abordados no livro, além de pocket show da traper Meduza Braba. O Instituto Procomum fica na Rua Sete de Setembro, na Vila Nova, em Santos (SP).
Para saber mais acesse o Instagram @bondedaspretas ou entre em contato pelo endereço www.linktr.ee/bondedaspretas.




Tags: , , , ,