20

jul

Projeto Cinderela arrecada mais de 100 quilos de alimentos

O Encontro e Orientação à Vítimas de Abuso na Baixada Santista, promovido pelo Projeto Cinderela, reuniu cerca de 300 pessoas em sua primeira edição. O evento, que aconteceu no dia 16 de julho no Clube XV, em Santos, arrecadou mais de 100 quilos de alimentos não-perecíveis, que foram doados à entidade santista, Casa da Criança.

O caráter solidário da entrada do encontro, foi só mais uma das ações do dia, que contou com várias palestras e diversos atendimentos na área da saúde física, orientações jurídicas, psicológicas e aconselhamentos sobre empreendedorismo.

A fim de promover a auto estima da mulher, o evento também teve cortes de cabelos, limpeza de pele, maquiagem e massagens. Todos os serviços foram oferecidos gratuitamente aos presentes, que ainda participaram dos muitos sorteios realizados.

No Brasil, são poucos os grupos que têm como causa o abuso feminino e é um tema que precisa ser intensamente trabalhado, já que temos a quinta maior taxa de feminicídio do mundo, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas).

No País, o índice de assassinatos é de 4,8 para 100 mil mulheres. Os motivos são muitos, vão desde o machismo, passando pelo racismo, etnocentrismo, lesbofobia e outras formas de desigualdades que se manifestam de diversas maneiras.

“Se ainda não podemos acabar com o feminicídio, vamos alertar a população sobre ele e dar total apoio à mulheres, de todos os gêneros, que passam por abusos. Vamos buscar os mais variados meios de fazer isso e o lançamento oficial do Projeto Cinderela, manifestado por meio do evento realizado, serviu para apresentar isso para a sociedade. Mostramos que nós estamos aqui e que a mulher que passa por estas situações não está sozinha”, disse Flávia Souza, coordenadora do Projeto Cinderela.

Apesar do abuso ser um tema delicado e de ainda ser tratado como tabu em muitas rodas de conversa, o Projeto Cinderela decidiu fazer deste primeiro evento uma festa, como explica Alexandra Oliveira, fundadora do grupo. “Podíamos fazer uma reunião menor, fechada e sem alardes, mas preferimos fazer o contrário. Escolhemos chamar a atenção para um assunto que merece atenção. Optamos ter esse destaque para o bem, foi como uma festa de renascimento. Porque quando a mulher é vítima de abuso, algo dentro dela morre. Mas ali, naquele evento, mostramos que ela pode e deve renascer”, revelou.

Apoio

O 1° Encontro e Orientação à Vítimas de Abuso na Baixada Santista foi patrocinado pela Spiraal Comunicação Inteligente; Clube XV; Grupo Company Terceirizações; M&S Terceirizações e Serviços; Lima Perico Sociedade de Advogadas; advogada Natália Matos Santana Lourenço; e psicóloga Aline Ribeiro.

Colaboraram com o evento a Academia Red Tiger; Divino Sabor Buffet e Eventos; Doce Jasmin Cozinha Natural; Rainha do Tomate; Brigadeiros Caseiros da Nina; Loucos por Açaí da Praia Grande; Bruarts Decorando Sonhos; El Shadday Cuidadores de Idosos; tatuadora Gabriella Bampa; Saúde do Ser Espaço Terapêutico; Contém 1 Grama do Shopping Praiamar; Moovie Som e Iluminação; Somatorium Comunicação Visual, Revela Photo e o Studio Eight Hair & Beauty.

Também contribuíram a terapeuta e coach Carolina Oliveira; a coach e agente humanitária Andrea Salgueirinho, do Vênus em Foco; as psicólogas Taís Costa Bento, Natascha Cohan,  Júlia Paolucci Sampaio Marques e Deborah Andrade; a coach Patrícia de Almeida, do Café com Empreendedorismo para Mulheres; o técnico de enfermagem Marcelo Henrique da Silva Lima; a fisioterapeuta Andrea Jorio; o DJ Jal Reis; a fotógrafa Renata Gulla, a maquiadora Bruna Ruiz; a atriz Júlia Bertollini, do Janelas dArte; e a produtora de comunicação Sheylli Caleffi.

Outras informações sobre o Projeto Cinderela podem ser obtidas na fanpage do grupo www.facebook.com/projetocinderela013 ou pelo telefone (13) 99179-2775.

 

 

 




Tags: , , , , , , , ,