01

fev

A comunicação que sua empresa merece

Iniciar um texto com uma citação de Abelardo Barbosa, o Chacrinha, pode até ser clichê, mas o velho guerreiro foi um dos maiores comunicadores que tivemos em nosso País. Ele conseguia agregar as massas e transmitir sua mensagem com inteligência, numa linguagem em que todos entendiam. Então usar no lead a célebre frase “quem não se comunica, se trumbica”, exprime com excelência a mensagem que precisamos ter sempre em mente, em todas as áreas da nossa vida.

A comunicação eficaz leva-nos a alcançar objetivos com maior competência, pois gera compreensão e entendimento ao seu interlocutor. É como se fosse uma viagem com destino certo. Para chegar ao lugar desejado, é necessário ter um mapa e traçar uma rota, a fim de não se perder. A comunicação eficaz é o trajeto que te faz alcançar o seu destino.

Para se ter o resultado desejado no tempo esperado é necessário investir em comunicação. Seja em relacionamentos pessoais ou profissionais, a comunicação clara e objetiva é a chave para informar, divulgar uma ideia e difundir uma marca ou produto. Por meio dela, é possível, ainda, resolver conflitos, além de ser forte aliada na criação de laços.

Transmitir uma mensagem, seja por texto ou imagem, e ser entendido é o segredo para a ascensão. Quer crescer profissionalmente? Anseia para que a sua palavra seja lida ou ouvida? Deseja aparecer e ser conhecido? Comunique-se e faça isso com eficiência.

Dentro de uma empresa, a comunicação inteligente é imprescindível, pois ela promove o alinhamento dos objetivos entre seus colaboradores, contribuindo na criação de uma cultura corporativa assertiva. Por outro lado, a falta de clareza nas informações transmitidas causa ruído – que atrapalha o bom funcionamento do ambiente profissional, gera confusão e causa desestímulo.

Mau funcionamento, confusão e desestímulo. Você não quer isso nem para a sua vida, tampouco para a sua empresa. Corporações, entidades e pessoas de sucesso investem em comunicação como prevenção à danos maiores.

Para informar e motivar funcionários, não há ferramenta mais eficaz do que a comunicação interna. Isso foi comprovado pela revista Valor Setorial – Comunicação Corporativa, publicação especial lançada em 2011 pela Valor Econômico. O magazine revelou que a comunicação empresarial está configurada como uma área estratégica dentro das organizações. Na época, ela ocupava 68% dos cargos de gerência e diretoria e tinha investimentos próximos a 10% para o ano seguinte. Esses dados mostram que ela cresce a cada ano.

Quer que sua empresa caminhe com maestria? Deseja que sua marca ou produto apareça com eficiência? Invista em comunicação inteligente feita por profissionais que saberão ler seu mapa, traçar seu itinerário e conduzi-lo para resultados efetivos. Ouça a voz do voz do velho guerreiro e comunique-se.

 

Artigo escrito por Flávia Souza,
Diretora de Spiraal Comunicação Inteligente




Tags: , , ,