14
mar
A marca do tempo
“Não marca apenas o tempo. Marca a história”. Esta frase de impacto, me fez refletir muito, logo que a ouvi, na propaganda que a Rolex – famosa marca internacional de relógios fez especialmente para a Noite de Oscar, no final de fevereiro. A verdade é que o tempo está passando e estamos deixando um legado. Que herança é esta que estamos deixando para o mundo em que vivemos?
Partindo do princípio que todos temos uma missão de vida e que cumprir essa missão é o caminho para encontrarmos a verdadeira felicidade, pergunto: Você está feliz com o que faz? Sua vida pessoal, profissional e social estão alinhadas na realização do seu propósito de vida?
Talvez você só esteja vivendo, sem ao menos notar o tempo passar e sem se dar conta da história que está construindo. Mas uma coisa é certa: há uma história sendo escrita na sua vida e ela irá, de alguma forma, impactar muitas outras vidas. Pensando assim, ouso levantar mais uma questão: De que forma você quer impactar as pessoas? De forma positiva ou negativa? E, acrescento: Como quer ser lembrando?
Se você, enquanto profissional, produz de forma maciça, mas ainda não está contente com os resultados obtidos, talvez seja hora de fazer uma reflexão do que falta. Provavelmente, um alinhamento dos seus sonhos com a sua missão de vida, para com isso poder contar de forma contundente a sua história.
Você não precisa produzir relógios para marcar o tempo. Cada milésimo de segundo faz diferença no dia a dia. Assim como os detalhes servem para abrilhantar a vida, os momentos são para serem vividos com intensidade e valorizados como importância que têm.
Você tem dado a devida importância ao tempo? Uma forma simples de obter esta resposta é fazer uma tabela, com duas colunas e algumas linhas. Vamos chama-la de Roda do Tempo. Numa coluna você escreve a palavra ATIVIDADES e na coluna ao lado, escreva HORAS.
Esta tabela é muito simples. Embaixo da palavra atividades, você escreve ações básicas do seu dia a dia, como Lazer, Sono, Alimentação, Exercícios Físicos, Trabalho, Vida Amorosa, Espiritualidade, Deslocamento, Estudo, Contatos Sociais e Tempo para Si. Sob a tabela horas, você escreve quanto tempo semanal dedica a cada uma dessas atividades.
Lembrando que num período de sete dias, temos 168 horas e em uma hora temos 3600 segundos e cada segundo é um momento que merece ser vivido com intensidade. Finalizando, fazendo a pergunta que não quer calar: como você tem escrito a sua história? Como ela tem impactado o seu meio? Como você será lembrado?
Reflita, faça a tabela e quem sabe, este seja o seu momento para mudar tudo e começar a marcar?