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jan
Marketing pessoal só agrega valor à sua marca
Certamente você já ouviu dizer que a primeira impressão é a que fica. Essa máxima vale tanto para a vida pessoal, quanto profissional. Contudo, quando falamos de empreendedorismo, essa frase tem um alcance muito mais amplo, indo além da primeira impressão.
Vender a nossa marca de maneira adequada é imprescindível para obter bons resultados nos negócios. Não limite-se a pensar que vender a marca é comercializar o seu produto ou serviço, porque não é. A venda começa muito antes, na imagem que você reflete sobre o seu negócio.
Isso engloba a sua imagem pessoal como empreendedor; a identidade visual da sua marca; a qualidade de atendimento do seu público; a organização e higiene do seu local de trabalho; e as postagens em suas redes sociais e site. Ou seja, você pode ter o melhor produto do mundo, mas ele precisa ser também melhor nos contextos citados acima para ser comercializado e fidelizado.
Quando se tem preocupação com cada um desses itens, você agrega valor ao seu produto e faz com que ele tenha um importante diferencial em relação aos seus concorrentes. Isso significa que com esse conjunto de ações, a percepção do seu consumidor acerca do produto ou serviço oferecido muda totalmente.
Com um marketing pessoal bem trabalhado, você permite que os seus clientes tenham acesso às informações da sua empresa e, com isso, alcança vantagem competitiva. Você oferece razões para os consumidores escolherem a sua marca, pois enxergam nela mais do que um produto ou serviço a ser comercializado, eles passam a vê-la como uma marca que dá confiança e credibilidade, que cria atitudes e sentimentos positivos em relação ao que oferece.
Entender que a partir do momento em que opta por empreender, você deixa de ser exclusivamente a pessoa física e passa a representar. Você é a imagem da sua marca, é a principal propaganda dela. Então tudo o que faz, como pessoa física ou jurídica, influencia em seus resultados finais como negociante.
Por isso, todo o cuidado é pouco. Mesmo que seu trabalho seja home office, prepare-se para trabalhar. Vista-se como profissional. Nas redes sociais só escreva algo que não lhe comprometa, ou seja, antes de digitar qualquer coisa, pense se teria coragem de dizer o mesmo conteúdo para uma plateia com milhares de pessoas. Se a resposta for sim, está liberado para realizar a postagem.
As redes sociais têm um alcance inimaginável. Muitos de nós conhece pessoas que já tiveram sua vida profissional prejudicada por algo que postou em seu perfil pessoal. Então, lembre-se que as mídias digitais sociais são ferramentas que podem lhe ajudar a construir ou destruir sua marca pessoal, que está interligada ao profissional.
Cada tweet enviado, cada atualização de status e cada imagem compartilhada, contribui para a sua marca pessoal. Você não precisa deixar de ser você. Continue a mesma pessoa, mas não precisa escancarar a sua vida para todos. Publique apenas suas ideias e o que agrega valor.
Vale enfatizar que erros ortográficos, sejam nas redes sociais ou em seu material impresso, podem jogar todo o seu trabalho no lixo. Então sempre fique atento aos detalhes, inclusive da escrita. Espelhe-se nos melhores e terá os melhores resultados.
Tags: comunicacao, empreendedorismo, marketing, marketing pessoal